5 dicas para fazer compras mais saudáveis
- Villa Dora
- 17 de jun. de 2022
- 3 min de leitura

Os cuidados com a própria saúde passam por uma série de elementos que fazem parte da nossa rotina. Um dos principais é a alimentação, que tem um papel importante na forma como vivemos. Mas, como priorizar a saúde na hora de escolher os produtos que vamos consumir? A resposta está nas dicas para fazer compras mais saudáveis que preparamos abaixo.
5 dicas para fazer compras mais saudáveis
1. Reeducação alimentar
O ideal é começar passando por um processo de reeducação alimentar. Quando nossos hábitos não são saudáveis, fica muito mais difícil se adaptar e deixar de lado aquelas comidas que não possuem muitos ingredientes benéficos à saúde. Por isso, repense sua rotina alimentar - de preferência, junto a um nutricionista, profissional que vai te mostrar os melhores caminhos para fazer as alterações necessárias sem mudanças muito drásticas.
2. Lista de compras seguida à risca
Cair em tentação é mais fácil do que pensamos. Basta uma passada no corredor de guloseimas para que a gente sinta vontade de colocar doces nada nutritivos no carrinho. Sendo assim, só faça suas compras depois de listar exatamente o que realmente precisa. Isso evita a aquisição de itens desnecessários, independentemente de estarem em promoção ou não.
Outra forma de se deixar levar é estar junto dos filhos, especialmente se eles forem crianças e adolescentes. A chance de você acabar cedendo aos desejos e impulsos durante as compras é maior na companhia deles. Lembre que, além de garantir uma alimentação mais equilibrada, comprar sem distrações ajuda na sua economia, pois você evita gastos dispensáveis.
3. Menos congelados e processados
Comidas prontas congeladas e alimentos processados podem ser prejudiciais ao organismo se consumidos com frequência. O ideal é passar longe de biscoitos, caldos de carne em cubos e salgadinhos, por exemplo.
4. O rótulo é seu amigo
Não é a coisa mais prazerosa do mundo, mas ler o rótulo de cada alimento também não é um bicho de sete cabeças. Manter essa prática é um passo fundamental para quem deseja dicas para fazer compras mais saudáveis. A lista sempre está em ordem decrescente. Isso quer dizer que os ingredientes em maior quantidade estão no topo.
Apesar de serem usados em quantidades pequenas - portanto, aparecem por último na lista de ingredientes -, os corantes artificiais e aditivos químicos devem ser evitados. Depois de um dia comendo vários alimentos com pouca quantidade desses ingredientes cada um, esse pouco vira muito.
O rótulo possui todas as informações nutricionais necessárias para o melhor consumo, inclusive as porções recomendadas. Fique de olho no valor energético, na quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras (totais, saturadas e trans), fibras alimentares, sódio, entre outros dados que afetam a sua nutrição.
E, falando em tabela nutricional, não se esqueça de comparar esse fator em alimentos similares, para ter certeza de que você está levando a melhor opção, com menos índices diários de gorduras trans, saturadas e sódio, assim como valores diários elevados de fibras alimentares.
Outro cuidado na hora de checar os rótulos é em relação aos açúcares, que podem estar “disfarçados” nas embalagens, principalmente de alimentos industrializados. Se você vir nomes como xarope de milho, xarope de glicose, dextrose, glicose, frutose, glicose de milho, maltose, galactose, maltodextrina ou sacarose, já sabe: preste ainda mais atenção.
Também fique de olho se o produto é light ou diet. As versões light têm a partir de 25% menos gordura ou outros elementos em comparação com a versão original do mesmo produto. Por sua vez, os produtos diet apresentam zero açúcar, zero sal ou zero gordura. Logo, se você tem alguma condição de saúde e precisa consumir alimentos com essas características, fique atento. E lembre que produtos diet e light costumam ser ultraprocessados, então o consumo deve ser moderado.
5. Produtos frescos na frente
Dê preferência a alimentos fresquinhos, pois eles apresentam mais vitaminas e minerais. Também é essencial experimentar novos produtos, para descobrir diferentes sabores naturais e integrais, o que gera uma variedade maior na sua alimentação e, consequentemente, uma dieta com mais nutrientes.
A Villa Dora preza por um cultivo caprichoso, permitindo que a mesa da sua família seja bem mais saudável. Nós cultivamos os nossos insumos sem uso de agrotóxicos e respeitando a natureza. Além disso, o nosso controle assegura o sabor natural dos produtos, para que a sua alimentação seja ao mesmo tempo gostosa e cheia de saúde.
Clique aqui para saber mais sobre as nossas geleias, conservas e molhos, e garanta já o seu produto de alta qualidade.
Comments